A verdadeira inclusão começa com a aceitação do ser diferente

Na última semana nas dependências da OAB, o curso " A verdadeira inclusão começa com a aceitação do ser diferente ", ministrado pela Ortopedagoga, Katrien Van Heurck.

A iniciativa foi da Equipe da APAE, com apoio da Secretaria Municipal da Educação. Participaram professores do Município de Estrela d&39;Oeste, da região do Estado de Minas Gerais.

Com o tema “Currículo funcional: um olhar diferente”, teve como foco o aprendizado de pessoas com autismo ou com outra deficiência intelectual. A atividade contou com a presença de professores de todos os segmentos da escola, coordenadoras pedagógicas, diretores do colégio e convidados.

Katrien Van Heurck é especialista em autismo e deficiência intelectual. Ela contou que a ortopedagogia é uma formação que ainda não existe no Brasil e visa estudar as deficiências, os transtornos e os problemas de crianças, jovens e adultos.

Katrien trabalha no Brasil desde 2011 e notou que as escolas no país trabalham “de forma fria”, com base no que o Ministério da Educação estabelece – mas, em seu entender, muitas vezes os conteúdos não estão adaptados à realidade dos alunos.

De acordo com a especialista, a ortopedagoga acredita que isso é um problema, pois, na maioria das vezes, os alunos com algum tipo de dificuldade não conseguem acompanhar o material que é passado em sala de aula. Dessa forma, Katrien desenvolve um trabalho com o objetivo de unir o conhecimento teórico à prática, conhecendo os alunos e buscando adaptar o conteúdo para que o conhecimento seja passado da melhor forma possível.

.A cobertura completa você pode conferir na nossa galeria de fotos especial em nossa pagina nas redes sociais: Acesse: https://www.facebook.com/prefeituramunicipalestreladoeste/