A CIDADE
Portal da Cidade Av. São Paulo Memorial dos Municípios

 

Estrela d'Oeste é um município brasileiro do estado de São Paulo. A cidade tem uma população de 8.208 habitantes (IBGE/2010). Estrela d'Oeste pertence à Microrregião de Fernandópolis.

 

» A História da Cidade

As terras do atual município de Estrela d'Oeste já eram habitadas desde 1925, quando lá se encontravam as famílias José Gonçalves, José Pontiffe, Manezinho Baiano, entre outras: e até antes quando as terras pertenciam à família de Antonio Cassimiro.

Porém, sua existência dentro da organização administrativa do Estado se deu quando construiu a pequena capela sob invocação de Nossa Senhora da Penha.

O nome Estrela d'Oeste foi escolhido em homenagem ao Presidente da República Dr. Getúlio Vargas, na data de vinte e três de janeiro de mil novecentos e quarenta e dois (23/01/1942), e como estava próximo de 25 de janeiro, dia do aniversário de São Paulo, resolveu-se comemorar este fato juntamente com o aniversário de São Paulo.

A cidade está situada no espigão divisor dos rios: São José dos Dourados e Rio Grande. O povoado desenvolveu-se primeiramente na Fazenda Ranchão, surgindo aí as famílias Miotto e Cotrim, cujas propriedades foram em partes loteadas dando causa a expansão do povoado.

Os Fundadores de Estrela d'Oeste são: Sylvestre Aidar, Hernani de Mattos Nabuco, José Mignolli.

Estrela d'Oeste foi elevada a município pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, com terras desmembradas do distrito sede do município de Fernandópolis. Pela Lei Estadual nº 8.051, o município foi elevado a categoria de Comarca em 31 de dezembro de 1963 e instalada em 25 de janeiro de 1969, tendo como pertencentes os seguintes municípios: São João das Duas Pontes, Turmalina, Dolcinópolis e Populina.

Estrela d'Oeste apesar de ser um município relativamente novo tem uma bela história para ser contada, que pode ser dividida em três fases: o apogeu; a decadência; e a "nova era".

O apogeu é relacionado às décadas de 50,60 e até a metade dos anos 70. Esse período é assim caracterizado por ter tido a maior população existente em Estrela d'Oeste, e também porque foi a grande época da agricultura do município, que com o café conseguiu o título na região de "Rainha do Café". Também é no final desta época que Estrela d'Oeste ganha mais importância no cenário político da região com o início da AMOP – (Associação dos Municípios do Oeste Paulista), criada pelo então Prefeito de Estrela d'Oeste o Senhor Clovis Cotrim.

A decadência se inicia logo após esse período com um grande geada que acabou com o plantio de café da época. Isto ocorre mais ou menos na metade da década de 70, iniciando a fase sombria que Estrela d'Oeste estaria por passar.

O momento presente está no início da terceira fase ou chamada "nova era". Pois a cidade está se desenvolvendo sistematicamente com uma melhor infra-estrutura, mostrando que no futuro se poderá chamar esta época de "nova era" mesmo.

 

DADOS GEOGRÁFICOS DA CIDADE

Com uma área de 297,1 km2 Estrela d'Oeste é um município relativamente pequeno comparado com sua área em 1957 que era de 972 km2. Isto se deve porque de 1957 para cá o município se dividiu em outros municípios como São João das duas Pontes, Dolcinópolis, Populina e Turmalina. E posteriormente para os municípios recém emancipados como Pontalinda e Vitória Brasil, apesar disto Estrela d’ Oeste é um município relativamente grande entre os pequenos municípios de sua região.

Localizada no espigão divisor do rio São José dos Dourados e Rio Grande, Estrela d'Oeste se localiza na região Noroeste do Estado de São Paulo. Em relação às coordenadas geográficas sua localização é a seguinte: 20º 18’ de latitude sul e longitude de 50º 20’ oeste.

Estrela d’ Oeste é situada em um relevo levemente ondulado com altitude média de 188 metros. Suas formas de relevo são denominados de Colinas Médias, por causa de interflúvios de 1 a 4 km2. Seu solo é denominado de arenito de bauru.

O município é banhado pelos córregos do Ranchão, do Acoita Cavalo, da Bruaca, do Desengano, do Viadão, da Taboa, do Viadinho, da Taboinha e pelo Ribeirão de Santa Rita.

 

Seus limites territoriais são:

- Norte – Turmalina
- Sul – São João das Duas Pontes
- Leste – Fernandópolis
- Oeste – Jales
- Noroeste – Vitória Brasil
- Sudoeste – Pontalinda

Estrela d'Oeste está situada a 575 km de distancia de São Paulo.

Seus estados vizinhos são:

- Mato Grosso do Sul – 70 km
- Minas Gerais – 60 km